sexta-feira, 18 de março de 2011

3ª idade... Sinônimo de solidariedade

A velhice é um processo pessoal, natural, indiscutível e inevitável para qualquer ser humano na evolução da vida. Nessa fase são visíveis as mudanças que ocorrem na vida de um idoso, sejam elas biológicas, fisiológicas ou psicológicas. Já não existem dúvidas do quanto um idoso se sente sozinho, diferente e carente, como se o próprio mundo houvesse esquecido da sua existência.
Na última segunda-feira, 14 de março de 2011, nós, alunos do terceiro ano e os alunos Priscila e Victor do segundo ano do Ensino Médio do colégio Marupiara, fomos ao instituto “São Sebastião” acompanhados pelos professores Cíntia e Mário, representantes do Núcleo Social e Educomunicação, respectivamente, e Amanda, professora de Língua Portuguesa.
Fomos muito bem recebidos pelos profissionais e moradores da instituição. A felicidade era extrema nos olhos de cada idoso e também dos alunos que, de fato, se emocionaram facilmente ao longo da visita. A relação social foi baseada em amor, carinho e dedicação dos alunos para com os idosos. Muitos de nós nos relacionamos, outros não se sentiram à vontade de tentar fazer algum tipo de aproximação.

Foi uma relação constante e conseguimos preencher um espaço no nosso coração que por muito tempo estava “hibernando”, mas acordou para a vida no momento em que chegamos ao asilo e observamos os olhares ingênuos de cada idoso. Esse espaço é o da solidariedade, com pessoas que necessitam de um ombro amigo, já que os únicos bens duráveis e sem preço são o afeto e a solidariedade que se sentem pelas pessoas queridas.

Conversando com os idosos, descobrimos diversas curiosidades sobre a vida de cada um: Mishael, por exemplo, nos contou o quanto adora tocar violão, Isabel mostrou todas as suas bijuterias e disse o quanto ama se maquiar e Maria que disse ser Corinthiana roxa... “Ninguém ama mais o Timão do que eu!” – disse empolgada.

Fizemos grandes amizades que serão levadas para sempre ao longo de nossas vidas e também dentro dos nossos corações.

Cuide bem dos seus pais, avós, bisavós e amigos idosos. Pois, eles merecem e com certeza são jóias raras e únicas que nunca deixarão de brilhar e iluminar o nosso caminho. Como Franz Kafka citou: “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”.

Em nome de todos os alunos do Ensino Médio e integrantes do núcleo de Ação Social do Colégio Marupiara, Rita de Cássia Leonel Moura – 3º médio A.

5 comentários:

  1. O texto está maravilhoso e estou orgulhosa da sua preocupação com as pessoas que necessitam de um ombro amigo. Parabéns!

    Mamãe Eliana.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, a todos os alunos do Ensino Médio.
    Vocês realmente são de atitude.Estão fazendo a diferença na sociedade.
    Rita, seu texto ficou otimo,parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Brilhante e emocionante relato! Fiquei com vontade de ter participado deste encontro. Parabéns a todos que participaram desta ação e à Rita pelo ótimo texto!

    profª Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, a todas os alunos do ensino médio.
    Vocês são a diferença em nossa sociedade e de pessoas como vocês que precisamos e queremos ...


    Abraços
    mãe Roseli..

    ResponderExcluir
  5. Pessoal parabéns. Infelizmente nossos queridos IDOSOS estão na maioria das vezes abandonados mesmo estando em seus lares ou em asilos, por isso tentem manter contato e assim que puderem visitá-los........... eles merecem e vocês também, essa troca é ESPECIAL. BJS.

    ResponderExcluir