sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Univida... Um projeto repleto de altruísmo...

A sigla AIDS siginifica Acquired Immunodeficiency Syndrome (Sindrome da Imunodeficiência Adquirida). O vírus transmissor desta doença é o HIV, que se encontra no sangue, esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas. Objetos contaminados pelos fluidos corporais citados, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com a corrente sanguinea de uma pessoa...
Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011, os alunos do oitavo ano do ensino Fundamental e eu, Rita de Cássia, do terceiro ano do Ensino Médio, fomos à Instituição Beneficiente Ação Univida em São Miguel, acompanhados pela professora Cintia e pelo motorista Silvio.
Atendendo e cuidando de de crianças e adolescentes da comunidade, portadoras do vírus HIV, o Projeto Univida desenvolve um trabalho sócio-educacional com o objetivo de estimular a capacidade de cada pessoa que atendem.
Fomos muito bem recebidos peslo profissionais, crianças, jovens e idosos do local. Conhecemos os três locais onde são relizados o Projeto, sendo que um deles é mantido pela Prefeitura de SP e os outros dois através de doações.
Simone, a colaboradora da Instituição, nos acompanhou ao longo do trajeto e nos deu conselhos para a prevenção da Aids: "Uso de preservativos durante as relações sexuais e a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos, são formas de se evitar a doença."
Também nos contou diversos casos de contaminação do vírus e e auxiliou a conversarmos com os nossos futuros parceiros sobre o assunto. "A mãe de uma de nossas crianças me disse uma vez: hoje a minha melhor amiga é minha calcinha. Não confio mais em ninguém. Confiei em meu melhor amigo, que era meu marido, e ele mentiu para mim."
Depois da conversa que tivemos com a colaboradora, nos dirigimos à ao local  onde são realizadas as atividades com os idosos. Lá apreciamos o artesanato local, assim como o Coral da Terceira Idade, projeto criado pelos idosos em conjunto com o professor de música da Instituição.
Foi uma experiência única e muito siginificativa para cada um de nós. Sugiro a todos os que puderem, que façam uma visita a este lindo projeto repleto de altruísmo.
Lembre-se: sempre use preservativos! Prevenir-se contra a Aids não é somente uma questão de inteligência, mas também de sobrevivência e pensamento a longo prazo.


Para maiores informações sobre o projeto da Instiuição Ação Univida acesse: www.acaounivida.org.br.

Em nome de todos os alunos do oitavo ano, Rita de Cássia Leonel Moura (3ºA - E.M.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário